Mariza vence Prémio Radio Clube / Metro

www.blitz.aeiou.pt, 29 de Janeiro de 2008


Mariza é a vencedora dos Prémios Rádio Clube / Jornal O Metro na categoria de Cultura.

A iniciativa, que se desenrolou ao longo dos últimos meses, com votação do público, visou distinguir personalidades nacionais e internacionais, em áreas como a política, economia, ciência e pensamento ou desporto.

Distinguidos pelos Prémios Rádio Clube / Jornal O Metro nas demais áreas foram o Presidente e Fundador da AMI Portugal, Fernando Nobre (Cidadania); a atleta Vanessa Fernandes (Desporto); o Presidente Interino da Portugal Telecom SGPS Zeinal Bava (Economia); o vencedor das Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática João Guerreiro (Jovem do Ano) ou o político Al Gore (Internacional), entre outros.

Mariza em estúdio até Abril

de Vanessa Fidalgo
Correio da Manhã, 26 de Janeiro de 2008


O guitarrista de Sting, Dominic Miller (e autor do tema ‘Shape of My Heart’), ofereceu um fado a Mariza que será incluído no seu quarto álbum de originais. As gravações estão prestes a começar e, pela primeira vez, Portugal terá a primazia (sobre o resto do Mundo) no que diz respeito a datas de edição.

De acordo com o manager da cantora, João Pedro Ruela, a iniciativa partiu “do próprio Dominic Miller, que decidiu ir conhecê-la” após um concerto na Alemanha. “A Mariza chegou a dizer-lhe: ‘um dia ainda vais fazer um fado!’. E ele apareceu mesmo com uma canção muito bonita, muito clássica, que será, sem dúvida, um dos pontos altos do novo álbum”, acrescentou o empresário. Miller, que além de Sting tocou com Phil Collins e com os Pretenders, irá também colaborar no álbum como músico.

As gravações do sucessor de ‘Transparente’ arrancam em Fevereiro, em Madrid, onde Mariza contará com a ajuda do produtor Javier Limón. Talvez por isso, Mariza não descarte a possibilidade de fazer uma parceria com um músico espanhol. “É provável que aconteça, mas não está definido”, disse Mariza.

“Não se trata de um namoro ao mercado latino por causa do Grammy. Esta parceria com Javier Limón já estava planeada há muito. É um caminho natural, mas se nos derem um Grammy, não
nos chateia nada...”, brinca a fadista.

Mariza contará ainda com as “colaborações de Paulo de Carvalho, Ivan Lins, Rui Veloso, Mário Pacheco, Tiago Machado, Pedro Campos, entre outros, já que o painel de convidados não está fechado”. As gravações prolongam-se até Abril. O disco, ainda sem título, vai sair primeiro em Portugal e só depois no resto da Europa e EUA.

Mariza Deluxe Edition

EMI Music Portugal / Departamento de Promoção
Janeiro de 2008


Os factos falam por si mesmos. Em pouco mais de seis anos, Mariza passou de um fenómeno local quase escondido, partilhado apenas por um pequeno circulo de admiradores lisboetas, para uma das mais aplaudidas estrelas do circuito da World Music.Tudo começou com o seu primeiro CD, Fado em Mim, editado em 2001(...)”.

Assim começa o texto de Rui Vieira Nery que pudemos encontrar na caixa de Mariza a ser editada no próximo dia 28 de Janeiro. Uma edição de luxo limitada, que inclui os seus três discos de estúdio (“Fado em Mim” de 2001, “Fado Curvo” de 2003 e “Transparente” de 2005) e dois DVD’s. Um deles “Concerto em Lisboa”, o filme do seu concerto antológico realizado em Setembro de 2005 nos jardins de Belém perante mais de 20 000 pessoas, com o acompanhamento da Sinfonieta de Lisboa sob direcção de Jacques Morelembaum. O segundo, um extrarodinário documentário intitulado “Mariza and the Story of Fado” produzido pelo prestigiado canal de televisão BBC.

A realçar ainda que esta edição inclui um livro com 36 páginas, nas quais encontramos, além das letras, o supracitado texto de Rui Vieira Nery e várias fotos que ilustram momentos diferentes destes seis anos gloriosos da carreira de Mariza.

Já muito se escreveu sobre os feitos de Mariza: os palcos em que tocou, a presença dos seus discos em tops de outros países, os prémios e as nomeações para os mais prestigiados prémios de música nos quatros cantos do mundo. O mais impressionante é que tudo isto parece ser apenas o princípio de uma carreira ainda mais fulgurante. Como escreve Rui Vieira Nery: “A carreira de Mariza prossegue hoje com um sucesso maior que nunca, com constantes convites para regressar aos palcos mais importantes em que já se apresentou e com novos desafios para conquistar ainda outros públicos em todo o mundo”. E acrescenta: “Provou ser já uma grande artista internacional, de forte originalidade e de enorme talento, de quem muito há que esperar no futuro.”

A caixa de Mariza, que em Portugal estará à venda em exclusivo nas lojas FNAC, será também editada internacionalmente.

AMIGOS 002 FRIENDS

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mariza and Friends * 09/05/2005
NETHERLANDS, Amsterdam – Theater Carre

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Cuchi and Mariza * 21/07/2007
USA, Atlanta – Symphony Hall
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Maria, Mariza and Mercedes * 11/08/2007
PORTUGAL, Vimioso

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mariza and Jasmin * 08/07/2007
PORTUGAL, Mafra – Jardim do Cerco
.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Sara and Mariza * 04/08/2006
PORTUGAL, Viana do Castelo – Castelo