Mariza visita crianças do IPO

de Ana Bela Ferreira
Diário de Notícias, 29 de Junho de 2009-06-30

Marta encontrou um terceiro dador de medula compatível, mas desta vez é português. A menina de cinco anos a quem foi diagnosticada leucemia em Janeiro, aguarda desde Abril por um transplante e já tinha dois dadores compatíveis, um nos EUA e outro em Espanha. A notícia foi avançada ontem pela fadista Mariza e Duarte Lima, fundador da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), à margem de uma visita à ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia (IPO) em Lisboa, unidade onde a menina fez os primeiros tratamentos.

Durante a visita às crianças internadas, ao abrigo da campanha Solidários até à Medula, Duarte Lima contou ao DN que a campanha pela Marta, dinamizada na rede social Facebook, levou 13 mil pessoas a inscrever-se no banco dadores de medula óssea. Um número que permitiu encontrar "dois dadores[portugueses] para doentes no estrangeiro", explica o administrador da APCL.

A fadista Mariza felicitou a descoberta de mais um dador para a menina, cuja família "moveu o mundo" para conseguir encontrar alguém compatível com a filha, garantindo assim que pudesse ser sujeita a um transplante. A cantora ainda não é dadora, mas no fim da visita deixou a promessa de que se vai "preparar" para tal. "Tenho muito medo de agulhas", confessa. Menos receoso esteve o ex-internacional português Luís Figo, que ontem ao início da tarde se tornou dador de medula óssea.

Mariza brincou com algumas das crianças com leucemia internadas no IPO e sublinhou a sua "força de vontade". "Os olhos delas brilham, nota-se que são muito bem tratadas por esta família carinhosa que os acolhe", elogia. Mariza deixou ainda o apelo à comunidade africana para que as pessoas se façam dadoras. "Sou mestiça e fiquei a saber que as minhas probabilidades de encontrar um dador compatível em Portugal são baixas, porque há poucos dadores de origem africana", explica. E lembrou o caso de meninos oriundos de países como Cabo Verde, que estão internados no IPO e que podem vir a precisar de um transplante.

Com uma média de dois a três transplantes por ano em crianças internadas no IPO, o director do serviço de pediatria lembra a importância desta intervenção para o tratamento desta doença. Mário Chagas lembra que os transplantes "são muitas vezes o último recurso e às vezes deparamo-nos com poucas pessoas inscritas".


A presença da fadista no IPO insere-se numa campanha da APCL para angariar mais dadores de medula óssea. "Queremos fazer um apelo de desmistificação da leucemia e explicar que para quem dá o processo é indolor", refere Duarte Lima. Portugal é o segundo país da Europa com mais dadores e o quarto do mundo. Neste momento há 163 mil pessoas inscritas, mas o objectivo é chegar às 200 mil até final do ano.

Castelo de São Jorge * 1






















































.
.
.
.
.
Concerto de Mariza
Castelo de São Jorge, Lisboa, Portugal
27 de Junho de 2009
Fotografias de Jasmin Lanca-Gil
http://www.flickr.com/photos/26699416@N06/

Michael Jackson 1958-2009

Lembro-me de, em 1992, assistir a um concerto muito à frente do seu tempo.
Esteve sempre à frente do seu tempo!
A estrela que é continuará sempre a brilhar à frente do tempo.

Descansa em paz!
Que esta viagem seja feita de paz!

MARIZA

Baía de Cascais











.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Concerto de Mariza
Baía de Cascais, Cascais, Portugal
20 de Junho de 2009
Fotografias de Daniel de Oliveira

Teatro Juan Bravo














































.
.
.
.
.
.
.
.
Concerto de Mariza
Teatro Juan Bravo, Segovia, Espanha
23 de Maio de 2009
Fotografias de Magdalena Memoli

Mariza em Cascais para 25 mil pessoas

www.desportonalinha.com, 21 de Junho de 2009











.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.
Cerca de 25 mil pessoas assistiram ao espectáculo de Mariza na emblemática Baía de Cascais, num concerto memorável que será um marco na programação do Verão Cascais 2009.

A fadista encantou com a sua chegada na canoa "Boneca" a cantar "Já me deixou" do último álbum "Terra" deslumbrando o muito público que a esperava, e encerrou com o célebre tema "Gente da Minha terra". O público exigiu o regresso a palco, ao que a artista respondeu com um encore de 3 músicas, fechado a noite com o êxito "Rosa Branca".

Mariza actuará em Braga

de Marlene Cerqueira
Correio do Minho, 9 de Junho de 2009


Mariza não esconde as elevadas expectativas que coloca no concerto que vai dar em Braga, no próximo dia 19, pelas 22 horas, no Estádio 1.º de Maio. A maior fadista portuguesa da actualidade é o grande destaque do cartaz das Festas de S. João 2009.

A cantora regressa a Braga dois anos depois de ter actuado na Feira do Livro, mas promete um concerto bem diferente, desde logo porque será ao ar livre e com uma grande produção. “O concerto em Braga será sobretudo baseado no disco ‘Terra’, que lancei em Junho de 2008”, referiu a cantora em entrevista a Manuela Barros, na rádio Antena Minho.

“Terra” — que foi considerado um dos dez melhores álbuns do mundo na área da ‘world music’ por três publicações britânicas — mostra uma Mariza com uma sonoridade diferente, fruto de oito anos em tournée nacional e internacional. “É um disco feito de oito anos de digressão, onde tive o privilégio de conhecer outros músicos, outras culturas, e tudo isso fez com que eu evoluísse musical e pessoalmente. Neste disco aparece tudo isso, obviamente com a ajuda do produtor, Javier Limón, e de grandes amigos como o Dominic Miller, o Ivan Lins e o Tito Paris”, explicou a cantora, revelando que em ‘Terra’ chegou “à sonoridade que tanto procurava”.

“Este disco tem uma música com uma personalidade muito própria, muito pessoal, cada vez mais pessoal”, acrescenta, explicando assim porque este não é o seu disco mais fadista. “Não estou a fugir às raízes”, salvaguarda, acrescentando que vai fazendo as coisas à sua maneira, conforme vai sentindo o que é o seu caminhar. “Talvez um dia destes volte ao que era quando era mais pequena, ao fado mais tradicional, a cantar só com uma guitarra e uma viola. Não sei...”, remata a cantora.

No concerto no Estádio 1.º de Maio, Mariza estará acompanhada pelos músicos Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (viola-baixo), Simon James (piano e trompete) e Vicky (percussões).Mariza não esconde as expectativas que tem sobre o concerto que vai dar na cidade do arcebispos, desde logo porque recorda o carinho com que foi recebida em 2007, num concerto que teve casa cheia. “O público do Norte tem uma forma muito carinhosa de me receber. É de um carinho extremo, pois é um público que quando gosta, gosta mesmo”, afirmou a cantora, que já actuou nos quatro cantos do mundo.

Com uma agenda totalmente preenchida de concertos em Portugal e no resto da Europa, Mariza confessou à Antena Minho que ainda não pensou num novo disco. “Este ‘Terra’ ainda é um disco muito bebé e tem muito para explorar. Mesmo que quisesse, a minha agenda neste momento não permite trabalhar em novos projectos discográficos. Estou dedicada de corpo e alma à estrada. Ando sempre na estrada, mas quem corre por gosto não cansa”, rematou a fadista na entrevista à Antena Minho.

Mariza: Fadista com raízes africanas

www.opais.net, 15 de Junho de 2009

Fulgor, determinação e bastante empatia com o público. Estas foram as características mais sonantes de uma cantora portuguesa nascida em Moçambique e com vontade clara de conquistar Angola com a sua música.

Mariza não se deixou intimidar diante dos “luandenses” pelo facto de o fado ser um estilo originário de Portugal e com um público muito específico. Verdade seja dita: a plateia, de cerca de 1.500 pessoas, era predomida pela comunidade portuguesa em Luanda, embora muitos angolanos fossem também vistos na sala do Cine Atlântico. Ainda assim, a fadista não deixou de dar o devido toque africano ao seu show, demonstrando que as suas raízes continuam bem assentes no continente negro. É como se o convite feito pela Embaixada de Portugal em Angola, visando as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, tivesse vindo mesmo a calhar para a cantora que aproveitou a oportunidade para apresentar o mais recente CD, o quarto, intitulado “Terra”. Um disco que conta com a participação de artistas africanos de renome. No tema “Beijo de saudade”, em que faz dueto com o cabo-verdiano Tito Paris, o fado se confunde com a morna, notandose nele a preocupação de Mariza de nunca se esquecer de onde vem.

Acompanhada por cinco instrumentistas (Ângelo Freire na guitarra portugusa, Diogo Clemente com a viola de fado, José Marino de Freitas, baixista, Simon, piano e trompete, e David Marques na bateria e percussão), Mariza deu um show de mais de duas horas e meia, levando várias vezes o público a levantar-se para aplaudir e pedir bis. Não bisou, porém, nenhuma canção, pois tinha muito mais para apresentar, mas cedeu ao capricho dos fãs ao cantar “Menino do bairro negro”, pedido que saiu do meio da plateia. Antes disso, improvisou à capela a canção “Muxima”, tema que se eternizou como música popular angolana, e a seguir deu um show de dança à parte, ao cantar “Bia luluxa”, também bastante conhecida, mas na voz da cabo-verdiana Cesária Évora.

Foi um espectáculo bom e bem humorado, com a cantora a se envolver várias vezes entre as pessoas na plateia, trocando de vez em quando um dedo de conversa com elas.

Vestida de preto, assim como os instrumentistas, Mariza apresentou-se num palco em que predominavam luzes de cores rouxa, lilás, azul e outras que deram ao local um tom negro, recordando a escura taberna do seu pai, no típico bairro da Mouraria, onde começou a cantar fado com apenas cinco anos de idade. Encerrou o show à maneira da sua infância: acompanhada pela guitarra portuguesa e viola de fado, sem qualquer sonorização eléctrica, recebendo do público uma grande salva de palmas.

Mariza actuará, pela primeira vez, no Japão

Agência Lusa
www.dn.sapo.pt, 6 de Junho de 2009

Mariza irá este ano, pela primeira vez, no Japão, disse à Lusa a cantora que acrescentou que em Julho actuará com Chucho Valdez no North Sea Jazz Festival, na Holanda.

"Finalmente irei ao Japão, estão reunidas as condições que pretendia, e em Outubro irei apresentar-me em Tóquio e noutras cidades", disse Mariza à Lusa. A cantora afirmou que a ida ao Japão se integra na digressão asiática que a levará também à Austrália. Macau, Coreia do Sul e Tailândia, onde a fadista já actuou, são outras etapas desta viagem ao Oriente.

No próximo mês de Julho Mariza actuará em Roma no Auditorium Parco della Musica Cavea e em Milão, no Festival Villa Arconati. Também em Julho, na Holanda, Mariza integra o cartaz do North Sea Jazz Festival, onde subirá ao palco ao lado do pianista cubano Chucho Valdez.

Desde o seu lançamento, em Junho de 2008, o álbum "Terra" obteve duas nomeações para os Grammy Latinos, e foi dupla platina em Portugal (40 mil discos vendidos). Este ano Mariza recebeu o Globo de Ouro para a Melhor Intérprete nacional.

A intérprete de "Alfama", tema de Amália que incluiu neste álbum, tem-se apresentado desde o Verão do ano passado em Espanha, Andorra, Bélgica, Holanda, Bulgária, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Áustria, Noruega, Hungria, França, Letónia, Sérvia, num total de 116 espectáculos. Em Maio terminou a mais longa digressão à América do Norte, onde actuou durante três meses em palcos canadianos e norte-americanos. Em declarações à Lusa, a criadora de "Pequenas verdades" afirmou ser "muito bem recebida" nos Estados Unidos, onde uma televisão local prepara um documentário sobre a sua carreira prestes a fazer dez anos.

Mariza en Las Palmas de Gran Canaria

www.canarias7.es, 4 de Junio de 2009

La cantante portuguesa Mariza, conocida como la 'embajadora' del fado, actuará en la sala Sinfónica del auditorio Alfredo Kraus de Las Palmas de Gran Canaria el domingo 26 de julio a las 20:00 horas. En este concierto, la primera artista lusa en obtener una nominación para los premios Grammy, presentará su último álbum, ‘Terra’, que ella misma define como su “obra cumbre”. 'Terra' ha sido, en opinión de Mariza, el disco en el que más ha crecido a nivel interpretativo y en el que se ha enfrentado a nuevos retos. Por ello, la intérprete portuguesa es conocida como la embajadora del fado en todo el mundo. Con su "estética renovadora y su incomparable talento y energía", explican los promotores del concierto, la cantante ha revolucionado el mundo del fado, dentro y fuera de Portugal.

Nacida en Mozambique, de padre portugués y madre mozambiqueña, a los tres años se estableció con su familia en el barrio lisboeta de la Mouraria, cuna del fado. Tras una etapa personal en Brasil, la cantante recogió la herencia legada por la gran Amália Rodrigues, fallecida en octubre de 1999, en busca de una renovación del fado tradicional más allá de los trabajos de autores como Dulce Pontes, Mísia o Carlos do Carmo. Así logra convertirse en la gran embajadora mundial de la nueva música portuguesa, como atestigua el reconocimiento durante tres años como Mejor Artista Europea por la BBC Radio 3. Su primer álbum 'Fado em mim', publicado en 2001, fue un éxito absoluto en Portugal. Desde entonces han llegado otros cinco trabajos: 'Fado curvo' (2003), con el que recogió el reconocimiento internacional; 'Live in London' (2004); 'Transparente' (2005); el CD y DVD 'Concerto em Lisboa' (2006), con el que logró la nominación al Grammy; y 'Terra' (2008).

Para este nuevo disco, Mariza ha contado con el guitarrista británico Dominic Miller, uno de los músicos de Sting durante los últimos 20 años; tres pianistas, el brasileño Ivan Lins y los cubanos Chucho Valdês e Ivan ‘Melon’ Lewis; el guitarrista de flamenco español Javier Limón y el percusionista español Piraña, que ha tocado con Paco De Lucia.

FLAMENCO Y MORNA

La voz de Mariza se mezcla con la del caboverdiano Tito Paris y la de la afro-hispana Concha Buika. Después de haber trabajado con Jorge Fernando, Carlos Maria Trindade y con Jacques Morelenbaum, la intérprete portuguesa ha escogido al español Javier Limón como productor para ‘Terra’. La mezcla de flamenco y morna – la música de Cabo Verde –, jazz y folk, hacen que el sonido portugués está presente constantemente.

En 2007, Mariza intervino además en la película 'Fados', del director español Carlos Saura, en la que interpretó ‘Meu fado meu’ junto al cantaor flamenco Miguel Póveda y ‘Ó gente da minha terra’. En 2004, fue elegida Personaje del Año por la Asociación de Prensa Extranjera en Portugal, y fue nominada como embajadora para la candidatura del Fado al programa de la Unesco ‘Herencia Cultural Intangible de la Humanidad’.

Las entradas para el concierto de Mariza se podrán adquirir en la taquilla del Auditorio, en horario de 10:00 a 14.00 y de 16:30 a 20:30 horas, de lunes a viernes; de 10:00 a 14:00 horas los sábados; y hasta las 20:00 horas el día del concierto; en Internet, en los cajeros expendedores de La Caja de Canarias y llamando al teléfono 902 405 504.

Mariza canta em Luanda

www.portalangop.co.ao, 2 de Junho de 2009

A cantora portuguesa Mariza efectua a nove deste mês uma actuação ao vivo, no Cine Atlântico, em Luanda, no âmbito das festividades do Dia de Portugal (10 de Junho). Uma nota de imprensa do Instituto Camões, Centro Cultural Português, chegada à Angop, hoje, terça-feira, informa que os ingressos já estão a ser comercializados em cinco postos fixos da capital do país, ao preço de quatro mil kwanzas.

De origem moçambicana, Mariza é considerada pela crítica internacional como "a substituta de Amália Rodrigues", sendo descrita, actualmente, como "a mais importante representante do fado português no mundo". Criada desde os três anos em Lisboa, onde começou a ter contacto com o fado, a artista já se apresentou em eventos como Rock in Rio Lisboa e Live 8, além do tradicional programa da BBC londrina Later with Jools Holland, em que aparece no DVD que reúne as melhores apresentações do programa.

Mariza une-se à luta contra a leucemia

www.cienciahoje.pt, 1 de Junho de 2009

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) realiza, depois de amanhã, pelas 15h, no BES Arte & Finança, uma conferência de imprensa para anunciar o seu concerto bianual e divulgar os dados mais recentes relacionados com o combate à Leucemia em Portugal e no mundo, contando com a participação de Mariza, Camané, Rui Veloso e Luís Represas, alguns dos artistas que se associam a esta causa.

Serão ainda apresentadas várias peças que vão integrar o leilão para angariação de fundos. Sting associa-se a esta causa, doando uma guitarra autografada; Graça Morais oferece um quadro inédito, o primeiro em que pintou uma criança. O escultor Francisco Simões, os futebolistas Luís Figo e Cristiano Ronaldo, os cantores Mariza, Camané e Rui Veloso juntam-se também a esta iniciativa com a oferta de objectos pessoais que vão ficar expostos no BES Arte & Finança.

A Leucemia é uma doença que afecta, todos os anos, mil novos doentes em Portugal. O Concerto de Solidariedade constitui um dos momentos altos das actividades desenvolvidas pela APCL para a angariação de fundos.

As receitas destinam-se à investigação e ao tratamento da Leucemia e à sensibilização da sociedade civil para a adesão a esta causa, através do registo como potencial dador benévolo de medula óssea.