Rock in Rio * 3

Concerto de Tim com Mariza, Ricardo e Rui Veloso (Palco Sunset)
Rock in Rio 2010, Lisboa, Portugal
22 de Maio de 2010
Fotografias de Francisco Lourenço e Elsa Furtado
www.canelaehortela.com















































Rock in Rio * 2

Concerto de Mariza (Palco Mundo)
Rock in Rio 2010, Lisboa, Portugal
21 de Maio de 2010
Fotografias de Francisco Lourenço
www.canelaehortela.com


















.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.







.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.




































































































Rock in Rio * 1

Concerto de Tim com Mariza (Palco Sunset)
Rock in Rio 2010, Lisboa, Portugal
22 de Maio de 2010
Fotografias de Peter Stray
http://www.flickr.com/photos/25593699@N05/








Tim e Mariza, o êxito no Palco Sunset

Texto: Zita Ferreira Braga
Fotografias: Paula Paz
www.hardmusica.pt

O palco Sunset iniciou neste segundo dia de Rock in Rio com os Soulbizness e Joey Jones a inglesa que acompanhou este agrupamento português de Lisboa. Pouco público e pouco calor. Mas de seguida havia Tim e Mariza, que ontem actuou no Palco Mundo, e o público começou a afluir. E ainda bem que o fez porque o espectáculo foi em grande. A empatia gerou-se e o próprio público foi envolvido pelo clima que se criou.




.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Temas como Homem do Leme, Fado do Encontro, Sr. Vinho, a Hora das Gaivotas, Rosa Branca foram interpretados pelos dois artistas a solo ou a duo, chegando mesmo Zé Ricardo o mentor do Palco Sunset, também ele músico a, a cantar com Tim e Mariza. O público não deixava de aplaudir e conhecedor das letras acompanhava os artistas visivelmente satisfeitos. Mariza pedia "quero ver esses braços no ar" e o público correspondia levantando ainda mais os braços se possivel o fosse. E quando a artista, que brilhava em palco, pedia aplausos mais fortes de certeza que se ouviriam no Palco Mundo.






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Foram momentos de grande espectáculo que tiveram a terminá-lo as vozes de Tim, Mariza, Zé Ricardo e Rui Veloso que actuaria de seguida...

Mariza arrepia e surpreende no Rock in Rio

Texto: António Manuel Teixeira
Fotografias: Agência Zero
www.hardmusica.pt

Mariza que abriu o Palco Mundo na terceira edição do Rock in Rio Lisboa, apresentou-se com blusão de cabedal e um vestido negro, uma fadista roqueira. Na sua actuação houve lugar para interpertar dez fados, espaço para os músicos tocarem um instrumental e a maior supresa veio no fim, "Come as you are" dos Nirvana.



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A sua actuação começou com "Já me deixou", mas foi com "Maria Lisboa" que a fadista agarrou o público. Seguirama-se temas como "Morada aberta", "Beijo de saudade" e a anteceder o instrumental, "Barco negro". O instrumental que a fadista explicou "em Portugal chama-se guitarrada", foi feito por Diogo Clemente na viola de fado, Marino de Freitas na viola-baixo e Ângelo Freire na guitarra portuguesa . Mariza entra cantando um tema que explica "o meu preferido, uma das minhas grandes paixões": "Primavera". O público grita o nome da fadista e sem hesitar, os músicos iniciam os acordes do próximo tema, "Rosa branca", que fez arrepiar o público presente no recinto. Antes de iniciar o próximo tema, explica "vamos aos ritmos foclóricos portugueses, o próximo chega-nos do Sul, Saias, ou "Feira de Castro". os milhares de espectadores vibraram e dançaram com a fadista, que solicitou ao público "onde estão essas palminhas?". De destacar o brilhante solo do baterista Vicky Marques e do viola Diogo Clemente.

Já a terminar, "Senhor Vinho", sendo que a despedida se deu com a fadista dizendo ao público "boa tarde cidade do rock, que são a gente da minha terra".



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
A grande surpresa estava reservada para o fim, quando o público após o "Ó gente da minha terra", grita "mais uma, mais uma". Bastante emocionada, apresenta um convidado, "o guitarrista Luis Arantes", que em conjunto com Vicky Marques, canta "Come as you are", um dos temas mais conhecidos da banda americana, Nirvana.

Mariza mostrou que para além de boa fadista é também boa roqueira. O público saiu bastante satisfeito do concerto de fado/rock.

Mariza estreia-se a solo no palco principal

de NL
www.jornaltvs.net / 8 de Maio de 2010


A fadista Mariza estreia-se a solo no palco principal do Rock in Rio, no dia da abertura do festival (21 de Maio, sexta-feira).

Mariza integrou o elenco do primeiro Rock in Rio, em 2004, na Tenda Raízes, mas este ano cantará, no maior palco do evento, que decorre nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio, temas do seu mais recente álbum, "Terra", já triplo platina. Em 2006 Mariza subiu a este mesmo palco para partilhar algumas canções com Daniela Mercury.

A fadista portuguesa, nascida em Moçambique, tem editados cinco álbuns e três DVD ao vivo.
"Fado em Mim" (2001) foi a sua estreia discográfica, tendo logo conquistado dois prémios internacionais, a que se seguiu "Fado Curvo" (2003), "Transparente" (2005), "Concerto em Lisboa" (2006) e "Terra" (2008).

Mariza é a mais premiada voz portuguesa da actualidade, tendo já recebido um prémio da BBC Rádio 3 para a Melhor Intérprete Europeia na área da World Music em 2002, o European Border Breakers Award (2004) e o Prémio de Apresentação/Revelação do Festival do Quebeque (2001). A fadista foi ainda considerada Personalidade do Ano 2004 pela imprensa estrangeira creditada em Portugal, enquanto os seus álbuns "Fado em mim" e "Fado curvo" foram galardoados com o Deutscheschalplatten Kritik da Alemanha.

Mariza e Pauleta embaixadores das 7 Maravilhas Naturais

de Paulo Faustino
Diário de Notícias / 8 de Maio de 2010

Escolha das duas figuras de topo deveu-se à sua ligação com a natureza e ao facto de se encaixarem nos ideais do projecto

O ex-futebolista açoriano Pauleta e a cantora Mariza foram ontem apresentados como os embaixadores das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, no interior de um dos poucos vulcões subterrâneos visitáveis do mundo. O Algar do Carvão, situado na ilha Terceira, é um dos 21 finalistas a concurso.

Uma cerimónia rápida devido às condições climatéricas adversas e ao estado de humidade próprio da cavidade vulcânica, mas que ainda assim transpirou charme, reforçado pela presença das duas personalidades que levam o nome de Portugal além-fronteiras.



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Mas porquê Pauleta e Mariza? Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal, explica que procuraram "duas figuras de topo da sociedade portuguesa que representassem muito bem os ideais deste projecto e que, de alguma maneira, tivessem uma relação natural com a natureza". "O Pauleta é açoriano e sabe bem o que é lidar com prados lindos, lagoas espectaculares, golfinhos e baleias, a Mariza, apesar de mais urbana, é moçambicana, visita muito o país e entende muito bem o que é a preservação da natureza." No fundo, foi também uma forma de fundir duas das grandes paixões do País: o futebol e a música.

Pauleta e Mariza revelaram orgulho em participar neste projecto para que, como frisou a diva do fado, "a beleza de Portugal seja conhecida não só no País, mas mundialmente. Se a magia do fado ajudar nisso, então contem comigo".



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Para Pauleta, o trabalho como embaixador, decorrente do estatuto dos Açores de Região Europeia do Ano 2010, é tão natural como ter uma bola nos pés. Sobretudo, porque sempre se habituou "a ver e a preservar a natureza", preocupação que em seu entender "devia ser de todos". E é esse o objectivo do projecto: sublinhar a importância da divulgação e preservação do património natural português.

O Secretário Regional da Economia, anfitrião do evento, enfatizou a aposta do Governo açoriano em políticas que promovam o património natural, gerando "desenvolvimento para os Açores". Vasco Cordeiro lembrou que os Açores foram recentemente considerados como o segundo melhor local do mundo para a prática do turismo sustentável pela Revista Nacional Geographic Traveler.



.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Há 21 candidatos que vão competir na final das Sete Maravilhas Naturais, que serão conhecidas a 11 de Setembro junto à lagoa das Sete Cidades, em São Miguel. Cinco são dos Açores: a paisagem vulcânica da ilha do Pico (categoria Grandes Relevos); o Algar do Carvão, na Terceira; e furna do Enxofre, na Graciosa (Grutas e Cavernas); a lagoa das Sete Cidades, em São Miguel (Zonas Aquáticas Não Marinhas), e a lagoa do Fogo, em São Miguel (Zonas Protegidas).

Mariza clasurará la presidencia española de la UE

Agencia EFE
www.abc.es / 5 de Maio de 2010


La cantante de fado portuguesa Mariza y el cantaor español Miguel Poveda, acompañados por la Orquesta y Coro Nacionales de España (OCNE), serán los protagonistas de la gala con la que España clausurará su presidencia de la UE, que se celebrará, finalmente, en el Auditorio Nacional de Madrid.

El director artístico y titular de la OCNE, Josep Pons, ha explicado hoy en la rueda de prensa de presentación de la temporada 2010/2011 de esa formación, que ayer les comunicaron que la gala, el próximo 26 de junio, se celebrará en el Auditorio Nacional y que serán Poveda y Mariza los artistas protagonistas.

En el concierto, organizado por Presidencia del Gobierno y el INAEM, según Pons, interpretarán distintas piezas en solitario y una a dúo de una selección musical realizada por la propia OCNE. La música elegida es la "Alborada graciosa" y el "Bolero", de Ravel, y la segunda suite de "El sombrero de tres picos", de Falla.

Para el recital, al que están invitados los principales mandatarios europeos, se pondrán también "un número reducido" de entradas a la venta.

La OCNE tiene previsto además actuar el día 12 de junio en el acto conmemorativo del XXV Aniversario de la firma del Tratado de Adhesión de España a la UE.

Mariza no encerramento da Presidência da UE

www.portalangop.co.ao / 5 de Maio de 2010

A fadista portuguesa Mariza e o cantor espanhol Miguel Poveda, são os protagonistas da gala musical de encerramento da Presidência da União Europeia pela Espanha. O facto foi anunciado hoje pelo director artístico da Orquestra e Coro Nacional de Espanha (OCNE), Josep Pons. A orquestra e o coro acompanharão os dois artistas nas respetivas atuações.

O espetáculo realiza-se no Auditório Nacional de Madrid no próximo dia 26 de Junho. Mariza e Poveda interpretarão peças a solo e uma em duo, a partir de uma seleção musical da OCNE.

Mariza inicia digressão nacional amanhã

www.hardmusica.pt, 5 de Maio de 2010

O álbum, produzido por Javier Limón, é "a base desta digressão, incluindo-se, claro está, em cada espetáculo temas dos álbuns anteriores", disse Mariza à Lusa. A fadista será acompanhada por Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (viola baixo), Vick (percussões) e Simon James (trompete e piano).

Ainda em Maio, a criadora de "Os anéis do meu cabelo" (António Botto/Tiago Machado) bisa a presença no RockinRio, em Lisboa. Dia 21 actua pela primeira vez a solo o palco principal e, no dia seguinte, canta com o vocalista e baixista dos Xutos & Pontapés, Tim, no palco Sunset. A 19 de Junho actua na Régua, no dia seguinte estará nas festas Sanjoaninas, na Ilha Terceira, onde já cantou em anteriores edições, e dia 26 na feira de S. Pedro, em Macedo de Cavaleiros. Dia 04 de Agosto, a fadista nascida em Lourenço Marques (actual Maputo) canta no Machico e dia 14 em Ponte de Lima. Em Setembro a intérprete de "Primavera" (David Mourão-Ferreira/Pedro Rodrigues) está dia 04 em Salvaterra de Magos, dia 18 na feira de S. Mateus, em Soure, e dia 13 no Casino da Póvoa de Varzim. Pelas datas divulgadas, Mariza abre e fecha num casino, não passa pelo Algarve nem Alentejo, bisa a Terceira mas não actua em S. Miguel.

"Rosa branca", "Alfama" e "Tasco da Mouraria" são alguns dos temas que interpretará nesta digressão, ao lado de "Ó gente da minha terra" ou "Feira de Castro", de bem sucedidos álbuns anteriores. A intérprete afirmou que o álbum "Terra" "reinventa" a sua sonoridade: "Não é o meu disco mais fadista, mas não estou a fugir às raízes. É como se eu tivesse um pé aqui na minha terra [Lisboa] e vou dando a volta ao mundo e acabe por chegar à minha terra".

Mariza ganhou o ano passado o Globo de Ouro de Melhor Intérprete Nacional. O álbum, editado em Junho de 2008, foi considerado o ano passado um dos dez melhores do mundo na área da "world music" por três publicações britânicas, as revistas Songlines que não a nomeou para qualquer prémio este ano, a UnCut e o jornal Sunday Times, e recebeu uma nomeação para os Prémios Grammy latinos, a segunda.

Mariza inicia digressão com lotação esgotada

de L. F. S.
Correio da Manhã, 5 de Maio de 2010


A fadista Mariza inicia sábado a digressão nacional do álbum 'Terra', com um concerto no Casino de Espinho que já se encontra esgotado.

No Salão Atlântico, Mariza será acompanhada por Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (viola baixo), Vick (percussões) e Simon James (trompete e piano).

Em palco, Mariza interpretará temas como 'Rosa Branca', 'Alfama' e 'Tasco da Mouraria', assim como 'Ó Gente da Minha Terra' e 'Feira de Castro'.

Sava Center

Concerto de Mariza.
Sava Center, Belgrado, Serbia
10 de Abril de 2010
Fotografias de Nemanya Sekiz
















Mariza promove as 7 Maravilhas Naturais de Portugal

www.noticiaslusofonas.com, 4 de Maio de 2010

A fadista Mariza e o ex-futebolista Pauleta são os Embaixadores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. O anúncio oficial tem lugar na próxima sexta-feira, dia 7 de Maio, pelas 12 horas, no Algar do Carvão, na Ilha Terceira, uma das maravilhas a concurso.

Dos 21 concorrentes às 7 Maravilhas Naturais de Portugal, cinco finalistas são paisagens açorianas. Na Categoria de Grandes Relevos, foi escolhida a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico. Quanto à Categoria Grutas e Cavernas, os Açores têm dois finalistas: Algar do Carvão, na Terceira, e Furnas do Enxofre, na Graciosa. A Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, foi o local seleccionado na categoria de Zonas Aquáticas Não Marinhas. No que diz respeito às Zonas Protegidas, os Açores vão à final com a Reserva Natural da Lagoa do Fogo, em São Miguel.

A partir de sexta-feira, Mariza e Pedro Pauleta, Embaixador do Turismo dos Açores, são os rostos do concurso. O evento de apresentação, apoiado pela TAP Portugal, leva ao Algar do Carvão dezenas de jornalistas.

Até 7 de Setembro, pela Internet (http://www.visitazores.travel/), por sms ou por telefone, os portugueses podem votar nas paisagens que querem ver consideradas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. A final terá lugar dia 11 de Setembro, na ilha de São Miguel, nos Açores.

Do fado português ao jazz americano

Diário de Notícias, 1 de Maio de 2010

O fado estará em grande destaque na programação do Dia de Portugal na Expo'2010 que se assinala a 6 de Junho. Mariza, a mais conhecida e premiada das cantoras portuguesas da actualidade, dará dois concertos: de manhã, às 11.05, no Momento Cultural da Sessão Institucional que se realiza no átrio do Expo Center e às 20.00, no Auditório do Expo Center, que tem uma capacidade para 2500 pessoas. À tarde, pelas 17.30, será a vez de o projecto Amália Hoje, que homenageia a fadista Amália Rodrigues, actuar na Praça Europa, um recinto ao ar livre com 6000 lugares de pé, junto ao Pavilhão de Portugal.

O programa desse dia incluirá ainda uma "Arruada Minhota" concebida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Ao longo do dia, um rancho folclórico, um conjunto de Mordomas ricamente vestidas, um grupo de Zés Pereira, um outro de Cabeçudos ou Gigantones e um agrupamento de Gaitas de Foles farão várias representações na Praça Europa e nas imediações do Pavilhão de Portugal.

As comemorações prolongam-se até ao dia seguinte, 7 de Junho, com um espectáculo intitulado Cores de Saudade/Xiang Sin Ran que reúne um grupo de músicos de ambos os países, com destaque para o guitarrista António Chaínho. O fado voltará a Xangai, em Setembro: com a jovem fadista Raquel Tavares e com um espectáculo da companhia de dança Quorum Ballett.

Se Portugal leva o fado, é normal que os Estados Unidos levem o jazz. Já no dia 13, o espectáculo Jazz, uma tradição americana, conta com a participação de Herbie Hancock, Dee Dee Bridgewater, que este ano lançou um álbum de tributo a Billie Holiday, intitulado Eleanora Fagan: To Billie With Love, e o Instituto Thelonious Monk. A 2 de Junho, Itália tem como convidado especial o compositor Ennio Morricone. E a 8 de Setembro a Grã-Bretanha lança mundialmente o Swanning Around, um espectáculo de dança inspirado em O Lago dos Cisnes.

A Índia também estará representada na Expo'2010, já que a 17 de Julho está marcada uma actuação de vários artistas de Bollywood, que vão celebrar o sucesso da indústria cinematográfica da Índia.