Texto: António Manuel Teixeira
Fotografias: Agência Zero
www.hardmusica.pt
Mariza que abriu o Palco Mundo na terceira edição do Rock in Rio Lisboa, apresentou-se com blusão de cabedal e um vestido negro, uma fadista roqueira. Na sua actuação houve lugar para interpertar dez fados, espaço para os músicos tocarem um instrumental e a maior supresa veio no fim, "Come as you are" dos Nirvana.
.............A sua actuação começou com "Já me deixou", mas foi com "Maria Lisboa" que a fadista agarrou o público. Seguirama-se temas como "Morada aberta", "Beijo de saudade" e a anteceder o instrumental, "Barco negro". O instrumental que a fadista explicou "em Portugal chama-se guitarrada", foi feito por Diogo Clemente na viola de fado, Marino de Freitas na viola-baixo e Ângelo Freire na guitarra portuguesa . Mariza entra cantando um tema que explica "o meu preferido, uma das minhas grandes paixões": "Primavera". O público grita o nome da fadista e sem hesitar, os músicos iniciam os acordes do próximo tema, "Rosa branca", que fez arrepiar o público presente no recinto. Antes de iniciar o próximo tema, explica "vamos aos ritmos foclóricos portugueses, o próximo chega-nos do Sul, Saias, ou "Feira de Castro". os milhares de espectadores vibraram e dançaram com a fadista, que solicitou ao público "onde estão essas palminhas?". De destacar o brilhante solo do baterista Vicky Marques e do viola Diogo Clemente.
Já a terminar, "Senhor Vinho", sendo que a despedida se deu com a fadista dizendo ao público "boa tarde cidade do rock, que são a gente da minha terra".
....................A grande surpresa estava reservada para o fim, quando o público após o "Ó gente da minha terra", grita "mais uma, mais uma". Bastante emocionada, apresenta um convidado, "o guitarrista Luis Arantes", que em conjunto com Vicky Marques, canta "Come as you are", um dos temas mais conhecidos da banda americana, Nirvana.
Mariza mostrou que para além de boa fadista é também boa roqueira. O público saiu bastante satisfeito do concerto de fado/rock.