Mariza no programa Alta Definição



Mariza no programa Alta Definição
Entrevista de Daniel Oliveira
www.rtp.pt
26 Novembro 2011

Mariza sugere ensino do Fado na escola

Agencia Lusa
www.diariodigital.sapo.pt, 21 de Novembro de 2011

A fadista Mariza afirmou que, se a UNESCO confirmar o Fado como Património Imaterial da Humanidade, será um fator de orgulho para os portugueses e sugeriu que o género musical seja lecionado nas escolas.


Nomeada pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, embaixadora da candidatura do Fado a património da UNESCO, Mariza defendeu que «um povo só é conhecido pela sua cultura» e, caso esta distinção seja outorgada ao Fado, «talvez nós portugueses possamos ter um orgulho maior naquilo que somos, principalmente nesta fase tão cinzenta que vivemos».

«As pessoas vão ter vontade de cuidar, entender, preservar e vão acarinhar muito mais porque começam a perceber que não é uma cultura menor, de forme alguma, mas algo bastante rico e que pode ser apresentado em qualquer parte do mundo, foi sempre essa a minha grande batalha», disse a criadora de «Ó gente da minha terra».

Mariza no Câmara Clara da RTP2

www.cmjornal.xl.pt, 16 de Novembro de 2011

O Museu do Fado, em Lisboa, estará aberto ininterruptamente durante 36 horas, a partir das 10h00 do dia 26, um sábado, para assinalar a possível classificação do Fado como Património da Humanidade da UNESCO.

A candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade, apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado, será votada no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 deste mês em Bali, na Indonésia. O veredicto será conhecido dia 26.

Durante as 36 horas em que o Museu do Fado estará aberto ao público, estão previstas visitas guiadas, participações de alunos da escola de guitarra portuguesa do museu e actuações espontâneas de fadistas.

Entre os nomes que se associam a esta iniciativa contam-se Ada de Castro, José Pracana, José da Câmara, Lina Rodrigues, Anita Guerreiro, Maria Armanda, Duarte, António Zambujo, Maria da Fé, Mário Pacheco, Lenita Gentil, Raquel Tavares. No dia 26, a partir das 22h00, atuam Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

No dia 27 à noite, a partir do auditório do Museu, será transmitido em directo o programa "Câmara Clara", da RTP2, com apresentação de Paula Moura Pinheiro e a participação, entre outros, dos embaixadores da candidatura, Mariza e Carlos do Carmo.

O Museu do Fado, inaugurado em Setembro de 1998, integra nas suas coleções pintura, discos, partituras, cartazes, programas de espectáculos, jornais, e permite a audição de gravações, entre muitas peças ligadas ao universo fadista.

No museu encontra-se o galardão BBC Rádio3 Word Music Award com o qual Mariza foi distinguida em 2003 e o Prémio Goya atribuído a "Fado da Saudade", de Fernando Pinto do Amaral, no Fado menor em Versículo, interpretado por Carlos do Carmo a propósito do filme "Fados", de Carlos Saura.